Fotografia | Sony Alpha 37

Eu sempre tive interesse em fotografia a nível amador; gosto muito de fotografar frascos de perfumes e objetos no geral. Tive uma superzoom da Fujifilm; modelo S2980. Na época o interesse era aprender um pouco mais sobre fotografia, já que a minha antiga compacta, estava me limitando quanto ao aprendizado. Por fim, ela também não me atendeu depois de um tempo, pois senti a mesma limitação anterior.

Extrai da Fujifilm algumas boas fotos e fui muito feliz com o aprendizado que ela me proporcionou. Passei ela para minha mãe na época, pois no modo automático ela faz fotos razoavelmente bonitas e comecei a busca pela minha nova câmera. Na época meu interesse era numa câmera que ficou famosa chamada: NEX. Li muito sobre ela.

Gostei da câmera e também do preço que ela aparecia nas promoções. Procurei saber sobre a montagem E e as possibilidades infinitas da NEX, no entanto ainda que os benefícios fossem enormes a falta do viewfinder me incomodava um pouco. Era algo particular, mas também não estava disposto a investir em um viewfinder posteriormente, pois o acessório era extremamente caro.

Nesse meio tempo, fui enxergando a possibilidade de abrir mão do viewfinder, já que não existia nenhuma câmera no mercado que fazia frente a ela com o mesmo preço. Enquanto eu me decidia, encontrei a Sony A37 por um preço muito bom. Um pouco mais alto do que da NEX, porém as funcionalidades da câmera aliadas ao viewfinder... me conquistaram.



Já havia lido bons reviews pela internet e gostei do que a câmera poderia me proporcionar de aprendizado e também, não menos importante, as imagens que ela iria me oferecer. Procurei saber sobre a montagem A e também gostei do que eu tinha pela frente. Por fim, pelo preço que consegui, achei que era um ótimo negócio para o que eu procurava.

Eu perderia a portabilidade da NEX, porém ganharia o viewfinder que para mim era importante. Além é claro que eu tenho a opinião de que nós devemos comprar aquilo que nos garanta uma conexão emocional com o produto. Não é apenas comprar pelas especificações técnicas, mas procurar uma conexão emocional do produto com a nossa experiência diária. Para mim, apenas números (ainda que importante) não garante esta conexão. Em outras palavras, preferi a Sony A37 a Sony NEX por uma "proximidade" que tive com o produto e acho isso importante.

Fiquei com esta câmera por uns 5 anos (ou mais). É um tempo relativamente alto e ela me proporcionou o aprendizado de praticamente tudo o que eu sei sobre fotografia hoje. A Sony A37 foi uma incrível aliada no conhecimento e as cores da Sony até hoje me fazem pensar em voltar, quando comparo com a Canon que uso hoje em dia.

Em alguns momentos que precisava de agilidade, usava o foco no automático, no começo ainda não confiava suficientemente em mim para fazer tudo no manual e o medo de perder a cena que precisava registrar era maior. Levei um tempo até adquirir conhecimento (e segurança) para usar totalmente no Manual. Outro ponto interessante é que acho o foco automático muito bom em sua agilidade; ele foca rapidamente, bem mais rápido do que as câmeras que tive acesso de teste. Não me lembro se há pessoas que reclamam quanto a isso, porém eu não tenho nada contra.

A caixa é simples, como pode ser vista, para mim bonita e compatível com a cor da câmera (laranja). Acho esses detalhes algo muito bacana, ainda que alguns critiquem a cor do anel laranja na câmera tirando o tom monocromático dela. O design da câmera é de bom gosto, para mim. Não sei ao certo se as fotos irão mostrar que ela é toda "rajadinha". A empunhadura é meio emborrachada, achei isso bacana, pois traz segurança enquanto segura.

Julgo a Sony A37 como uma câmera destinada a quem está iniciando nessa categoria de fotografia. Possui sensor APS-C, até pensei em alongar um pouco sobre esse assunto, mas neste momento não vale a pena colocar também sobre isso.



Acho a pegada da câmera boa, se encaixa perfeitamente na minha mão, então não tenho do que reclamar. Em comparação com a Canon T6i (minha atual câmera) ela é mais pesada, mas em relação a superzoom da Fujifilm que eu tive a pegada é bem superior. A câmera é muito bem estruturada, corpo muito bem feito; único ponto que eu colocaria de negativo é o visor de 236k pontos de resolução. Acho que poderia ser melhor. Estive lendo e me parece que houve um downgrade em relação ao modelo anterior A33 que tinha 921k pontos de resolução!



A lente é talvez o maior alvo de discussão em cima dessas câmeras. A 18-55mm que vem no kit é realmente uma lente limitada, pois ela é "geral". Ela possui até que um range interessante, no entanto é uma lente escura e isso pode desapontar no início. Eu, particularmente, aprendi muitas coisas com a lente do kit, inclusive estou achando em qual modo prefiro fotografar.





O flash na câmera, acionado automaticamente em alguns modos pelo que eu testei, é pop-up. Acho muito bacana, principalmente porque ele fecha junto ao viewfinder,uma junção que me agradou na construção.

Algo que eu acho interessante compartilhar, pois apesar de ter lido todo o manual, pode ser um pouco complicado para quem está pegando a câmera em modo manual (M) pela primeira vez é: para alterar a velocidade do obturador, basta rodar na parte da frente a 'rodinha', no entanto para alterar a abertura é necessário segurar o botão de +/- e então girar a 'rodinha'. No começo isso me incomodava, achava pouco prático, mas com o tempo se acostuma.



Eu acho interessante comprar outra bateria, apesar dela não esgotar rapidamente na minha mão, acho sempre interessante ter uma reserva, pois a gente nunca sabe quando a câmera vai nos deixar na mão. No meu caso, por enquanto, estou satisfeito apenas com essa, mas já penso em importar logo mais para deixar uma de reserva. No site da Sony existem as baterias, porém o preço é simplesmente surreal.

Preciso também comprar um bom cartão de memória 'class 10'. Estou usando um de 'class 4' até o momento e a velocidade de gravação está sendo boa, mas com RAW+JPEG, sinto limitação do cartão. De qualquer forma já estou providenciando um novo cartão até mesmo de mais qualidade que este..



Minha recomendação dessa câmera fica para as pessoas que procuram entrar nesse mundo da DSLR. Alguns dirão que talvez compense partir para Canon e Nikon; falaram isso para mim no início, posso até não discordar dessa opinião, mas não acho que minha indicação será errada. É uma boa câmera para quem está começando e, principalmente, oferece boas imagens.

Ela está longe de ser portátil, então se é esse o objetivo, talvez compense sacrificar o EVF e ficar com outros modelos Mirrorless do mercado. Hoje há ótimas opções, inclusive.