Fotografia | Minolta Maxxum AF 50mm F/1.7

Muito tempo atrás, ainda quando eu tinha minha câmera Sony Alpha A37 eu comprei uma lente da Minolta de AF 50mm e F/1.7. Até hoje tenho ótimas recordações com essa lente. Tenho infinitas fotos que fiz com ela, mas algo que marcou para mim é a qualidade de construção da lente.

Nesse post, além de falar um pouco dela, vou trazer algumas fotos que fiz utilizando essa lente.

Desde o primeiro momento que tive com a lente, achei a construção dela fantástica. Paguei na época em torno de $30 em um leilão do eBay e mandei vir por um PMI com mais algumas coisas, então apesar das [infinitas] taxas brasileiras, acabou diluindo em todos os itens, então achei que a lente saiu por um ótimo preço, já que no Brasil lentes de 50mm são caríssimas, principalmente as com F/1.7 para baixo.



É claro que ela era usada e tinha sinais de uso, no entanto seu funcionamento estava perfeito e, principalmente, a lente não tinha nenhum risco ou fungo. O único lugar que tinha alguns pequenos riscos era no filtro UV, o que era fácil resolver substituindo por um novo.

O que mais achei sensacional na lente era a construção. Diferente da 18-55mm que tinha da Sony que sua construção é toda em plástico e passa uma certa fragilidade, essa Minolta não é nada plástico. Possui construção mais robusta de ferro.



Na época, lembro que a priori meu interesse maior era comprar uma lente 35 mm, principalmente porque minha câmera não era full frame, logo com a cropagem de 1.7x o resultado final seria de aproximadamente 60 mm, já com a de 50 mm com o crop, tinha um resultado de uma lente de 85 mm.

É claro que o resultado final não era ruim, pelo contrário, gostava do resultado. Em algum momento pretendia adquirir uma lente de 35 mm, pois gosto do tipo de fotografia resultante com minha câmera (acabei optando por uma de 24 mm).



De qualquer forma, o que me motivou a compra da 50mm foi, principalmente, seu preço baixo na época. A possibilidade de encontrar lentes de 50mm em ótimo estado com ótimo preço, me fez optar por ela nesse momento, já que as lentes de 35mm eram mais difíceis de achar com um bom preço até mesmo no eBay.

Lentes de 50mm exigem uma adaptação com a experiência de fotografar, principalmente porque para quem não está acostumado com lentes fixas, pode estranhar a princípio o "passinho para trás, passinho para frente". Na época acabei gostando dessa sensação, pois me ajudou enxergar antes de clicar a foto. E é realmente um momento bacana esse de pensar no planejamento antes da execução propriamente dita.



O resultado acaba sendo bem mais perto do esperado por você e, claro, existe aquela sensação de conquista pessoal que é meio inexplicável, porém muito boa de sentir.

Algo interessante que notei de aprendizado na época era com relação a luz. Por ela ter uma abertura maior do diafragma, acabei aprendendo a trabalhar consequentemente com o ISO mais baixo. E isso é realmente incrível, pois apesar da experiência de fotografar na última década ter mudado muito, a natureza da luz se mantém a mesma de sempre, então a possibilidade de enxergar e pensar no balanço de branco de uma forma mais pensada me trouxe uma experiência bem legal.



É uma ótima lente e para quem estiver interessado, pode comprar que não irá se arrepender com o resultado das fotos. Abaixo mais algumas fotos que fiz com ela.