Relógio | Victorinox XLS

Este relógio para mim tem um dos significados mais importantes na minha coleção. Representa uma persistência pessoal e, também, uma conquista que veio através de muito esforço.

Eu sou um grande admirador da história da Victorinox. É uma empresa que sempre foi reconhecida pela cutelaria, no entanto após o 11 de Setembro, ela foi proibida de vender nos aeroportos do mundo todo qualquer objeto que fosse considerado uma faca, com isso a empresa perdeu um enorme mercado consumidor de uma hora para outra.

Para enfrentar seu período mais difícil a Victorinox dedicou-se a estratégia de se tornar uma marca global de estilo de vida e diversificar suas atividades. Hoje é conhecida no mundo pelos valores suícos: inventividade, confiabilidade, funcionalidade e qualidade.

Na linha de relógio que havia surgido de uma associação com a Swiss Army anos antes é atualmente onde está a galinha dos ouvos de ouro. Hoje os relógios já respondem por mais de 20% do faturamento mundial da Victorinox! Olhar para um relógio da Victorinox é enxergar muito mais do que apenas uma peça de luxo. É entender que por trás há toda uma história que envolve perspcácia, genialidade e maturidade.



Infelizmente a Victorinox pecou muito na caixa simples de papelão que veio com este modelo em comparação a uma mais luxuosa que existe. O papelão utilizado na caixa é de qualidade baixa, pela peça e história da marca o relógio merecia a tradicional e luxuosa caixa da Victorinox. Uma pena que tenham optado por essa.

Isso é bobeira para muitos, mas para mim se trata de um zelo e cuidado que uma empresa desse porte não pode falhar.

No mais, passada essa observação da caixa, a construção do relógio é fantástica! A pulseira e a caixa são extremamente robustas e a pulseira encaixa de maneira perfeita e confortável no pulso. É realmente todo um cuidado que faz com que o consumidor tenha uma conexão emocional com o produto. Quando tirei o manual da frente do relógio, foi impossível não esboçar aquele sorriso de felicidade e surpresa.

O peso e a safira antirreflexiva foi o que mais me chamou atenção quando o tirei da caixa. A safira chamava atenção pela sua quase "não existência". Ali eu entendi todo o valor agregado na peça e, principalmente, o que diferenciava ela dos outros relógios mais simples que tenho.



É simplesmente incrível como toda a construção do relógio está em harmonia. Tudo foi pensado em seus mínimos detalhes; se você reparar nas fotos em macro, verá que os números em aço escovado são cortados com uma perfeição sensacional. A precisão do corte provavelmente é oriunda de um corte a jato d'agua que é o corte mais limpo e preciso de ser realizado.

Se reparar, vemos também que no dial não tem nenhuma assimetria sequer e que foi proposital o cronógrafo ser a frente do alarme. E isso obedece uma ordem até mesmo nos números, como é possível ver que o alarme está abaixo do número 6 e no sub-dial do cronógrafo ele está a frente do número 9 e 10.

Eu não conheço a máquina por dentro, nem imagino como ela seja desmontada, mas o dial me sugere que a construção segue o mesmo padrão.



Por fim, mas não menos importante temos como uma das funcionalidades da peça o taquímetro, que inclusive traz um charme fantástico ao relógio com o seu tom. O taquímetro nos permite medir velocidades. A única observação interessante é saber que na escala do taquímetro a distância é pré-determinada: a unidade de observação é 1000 (metros, léguas, milhas, etc.). Se quiserem ler mais um pouco sobre isso CLIQUE AQUI e AQUI.

Observações: apenas para mencionar, meu pulso tem em torno de 17cm a 17,5cm de diâmetro.



Confesso que tirei muitas fotos (mais de 80) desse relógio. Gostei da maioria, mas infelizmente é impossível trazer todas aqui. Selecionei essas e tenho certeza que ainda ficarão faltando algumas outras.